Eu quero migrar para o iPad

Extremamente port√°til, poderoso, o setup minimalista que eu precisava porem com alguns problemas.

Eu quero migrar para o iPad

No final de 2021 eu adquiri um iPad Pro M1 de 11 Polegadas e 128gb pensando em usar como um computador pessoal, pensei muito na possibilidade de usar ele em viagens ao invés de levar meu Macbook que é minha maquina principal de trabalho.

A ideia de usar o iPad como um notebook vem pelo fato de ele com seu teclado funcionarem muito bem como um notebook, e supondo que "poderia" acontecer um acidente seria muito mais barato trocar ou o teclado ou o iPad do que um Macbook inteiro.

Quando comecei a usar eu sabia que poderia ter algumas barreiras para poder programar 100% pelo iPad, porem, acredito que pelo meu conhecimento como desenvolvedor isso não foi um problema, até por que quanto mais tempo utilizo e pesquiso sobre, mais eu conheço novas ferramentas para me ajudar a trabalhar pelo iPad.

Primeiro fui atrás de ver como usaria um Terminal que para muitos vai ser conhecido como CMD. Está é a ferramenta principal para eu começar um projeto ou gerência-lo, pois assim consigo acessar remotamente código, baixar, instalar, editar… Fazer tudo!

Terminal Photo by MacMagazine

O primeiro app que conheci foi o iSH um √≥timo app de terminal mas com algumas limita√ß√Ķes devido ao sistema. Navegando um pouco mais Conheci o Play.JS que neste tempo foi adquirido pelo CodeSandbox, ao conhecer o Play.JS percebi que seria poss√≠vel trabalhar tranquilamente com o iPad, pois nele eu poderia programar tudo que preciso atualmente com um pouco de configura√ß√£o.

O Play.JS quando conheci era um Aplicativo constru√≠do para funcionar nativamente no iPhone e iPad, uma ferramenta para devs poderem programar sem travamentos nem limita√ß√Ķes. Com a compra do CodeSandbox tenho que dizer que isso ficou melhor ainda, pois recentemente realizaram a atualiza√ß√£o que mudou tudo!

Agora o Play.JS se chama CodeSandbox… Nesta nova atualização gigantesca temos uma nova forma de programar. Além de poder programar localmente como no antigo Play.JS agora temos a possibilidade de programar remotamente com o a plataforma CodeSandbox, o nome dessa nova atualização se chama Projects, tem um foco bem grande de trabalho remoto e de com vários programadores ao mesmo tempo, como em um Google Docs com varias pessoas editando o mesmo documento.

Neste novo CodeSandbox Projects o aplicativo roda na Nuvem, editamos remotamente o código, sendo assim estamos programando e testando nosso projeto inteiramente na plataforma CodeSandbox. A configuração é bem simples e com uma ótima integração com o Github consigo ver este mesmo funcionando em equipes grandes, podendo ser trabalhado tanto no VSCode normal, CodeSandbox Web e CodeSandbox mobile no iPhone e iPad.

Basicamente com esse novo Codesandbox é possível programar todo tipo de aplicação Web, eu mesmo criei todo este website usando o CodeSandbox! Não tive nenhuma dificuldade com em utilizar e fiquei mais interessado ainda em migrar do Mac para iPad, existe já algumas pessoas que utilizam o iPad como um computador pessoal, o melhor exemplo disso no Brasil acredito que seja o Barba do canal no Youtube Barba Sou Eu.

Barba Sou Eu

Este carinha eu j√° admiro a anos, e tem alguns anos que ele vem usando um iPad como computador pessoal para trabalhar e criar conte√ļdo. E digo, quero chegar neste n√≠vel! Criando conte√ļdo e utilizando um iPad para tudo que seja necess√°rio no meu Trabalho.

Hoje a √ļnica coisa que me impede de trabalhar 100% com iPad √© realmente meu trabalho, para quem n√£o entende de desenvolvimento de software e aplica√ß√Ķes, temos Padr√Ķes para desenvolvimento, seja estrutura de c√≥digo ou arquivos at√© mesmo o ambiente que utilizamos(vulgo o a configura√ß√£o do nosso computador), no meu caso n√£o depende de mim para decidir se vamos usar ou n√£o o CodeSandbox, depende muito da necessidade do cliente e se ela √© capaz de ser usada na plataforma.

Porem em projetos pessoais, eu consigo utilizar tranquilamente, pois sou eu que vou escolher a tecnologia que vou utilizar. Não é atoa que decidi desenvolver meu website inteiramente pelo iPad, para mostrar que é possível a criação de coisas complexas como construir um website do zero inteiramente pelo iPad, testar e lançar!

Minha maior dificuldade hoje é basicamente convencer outros desenvolvedores que vale a pena investir nisso. Penso muito na acessibilidade das pessoas a entrarem na area utilizando seus dispositivos móveis, como Smartphone ou Tablet que em muitos casos são mais baratos que um Notebook.

Pe√ßo que ap√≥s a leitura deste artigo procure um pesquise sobre Samsung Dex, recomendo exclusivamente que conhe√ßa tamb√©m o canal no Youtube ProdutiviDEX que mostra esse sistema que acho o essencial para Devs focarem em criar solu√ß√Ķes para usu√°rios.

O Samsung Dex é uma interface adaptada de Desktop(ou computador), que os smartphones e tablets da Samsung trazem integrado no sistema. Ele permite que o smartphone seja conectado a um monitor, teclado e mouse e assim pode ser utilizado como um computador.

Dex Setup from Brandon Le Proktor @bprkt

Eu acho primeiramente isso muito legal, pelo fato de não precisar de um computador, a pessoa pode ter em casa um monitor, teclado e mouse em uma escrivaninha preparado para quando necessário o usuário simplesmente conectar seu celular e utilizar um computador…

Para 90% das pessoas no Brasil, o Smartphone √© o √ļnico computador Pessoal, penso em caso de trabalho e vida pessoal, tudo poderia ser colocado ali. E quando necess√°rio ser acessado como um computador.

Acredito que se nós desenvolvedores e até usuários compartilhássemos mais a ideia de utilizar dispositivos como Tablet e Smartphone como um computador, mais teríamos investimento por parte das empresas.

A Samsung eu vejo hoje como a maioria esmagadora que investe nessa possiblidade e sempre que poss√≠vel ter√° meu apoio. A √ļnica coisa que espero √© o mesmo vindo de outros desenvolvedores, criando solu√ß√Ķes e compartilhando sobre para assim difundir essa possibilidade, teste e compartilhe seu conhecimento com tal!

Pelo lado de empreendedorismo eu vejo que aqueles que investirem nesta área agora no começo terão sucesso pois é algo que tem uma base de usuários grande porem com poucos falando e produzindo para tal.

Basicamente os poucos que produzirem conte√ļdo e servi√ßos para estas ferramentas mobile estar√£o entrando em um ambiente com pouca concorr√™ncia e muita busca.

Aprenda com o Mestre você também

Mestre é o um espaço para todas as nossas ideias. Eventualmente, ele terá centenas de vídeos premium e uma comunidade próspera, mas agora é o começo!

Obtenha acesso total a todo o nosso conte√ļdo de v√≠deo premium, atualizado mensalmente.

R$ 30/por mês

Acompanhe todo conte√ļdo