Terminal: Um guia para leigos

Uma coisa que poucos sabem é que não é preciso de um diploma ou conhecimento em Hacking para saber utilizar o Terminal de um computador.

Uma coisa que poucos sabem é que não é preciso de um diploma ou conhecimento em Hacking para saber utilizar o Terminal de um computador.

Com o terminal você pode fazer praticamente tudo que um usuário comum faz, porém de uma forma mais rápida e eficiente através de comandos em texto. Você pode abrir, mover, renomear, copiar e deletar arquivos. Inclusive com diretórios(pastas). Organizamento de arquivos é somente o começo. O Terminal é uma ferramenta poderosa, e sabendo utilizar é possivel fazer de tudo.

  • Você pode instalar e rodar programas.
  • Você pode versionar arquivos.
  • Você pode ler documentos offline.
  • Você pode escrever scripts para automatizar tarefas.
  • Você pode editar programas.
  • Você pode configurar opções escondidas do sistema operacional.
  • Você pode se conectar a servidores.
  • Você pode ter vantagem total sobre conteúdos de código aberto.

Se você está utilizando alguma tecnologia para desenvolvimento como React, Vue, Angular, entre outros... Você consegue inciar de forma rápida seu projeto, instalar Pacotes como Design System's. Se você está utilizando Git, você consegue contribuir com o desenvolvimento de projetos.

O Terminal é uma ferramenta poderosa. É Uma ferramenta poderosa para desenvolvedores. É uma ferramenta poderosa para Designers. É uma ferramenta poderosa para qualquer pessoa.

Terminal

O Terminal também pode ser um pouco assustador logo de inicio. Por isso eu recomendo fazer com que pareça bonito primeiro. Baixe um bom tema. Extraia o arquivo zip e importe-o para o seu terminal.

  1. Abra seu Terminal.
  2. CMD(no Mac) ou CTRL(outros sistemas) + , para abrir as configurações.
  3. Importe o arquivo .terminal e defina-o como padrão.
  4. Reinicie o Terminal.

Se você não estiver satisfeito com a fonte Monospace padrão, há muitas boas opções para escolher:


Comandos Básicos

O Terminal pode ajudar você a navegar e modificar os arquivos do sistema. Aqui estão 7 comandos que são importantes quando você começa:

1. Lista — ls

ls mostra os arquivos e pastas dentro da pasta que você está.

2. Alterar diretório — cd

cd é para você navegar entre pastas. cd .. o levará a pasta anterior. cd Documents irá levá-lo para a pasta Documents. Para que isso funcione, você precisa estar em um local que contenha uma pasta Documents.

3. Mover - mv

mv é usado para mover arquivos de uma pasta para outra. mv arquivo.txt novo/arquivo.txt move um arquivo da sua pasta atual para uma nova pasta. mv arquivo.txt mnovo.txt renomeará arquivo.txt para novo.txt.

4. Criar — touch

touch é usado para criar arquivos. touch ola.md criará um arquivo chamado ola.md na sua pasta atual.

5. Criar pasta — mkdir

mkdir serve para cria pastas. mkdir images cria uma pasta chamada images em sua pasta atual.

6. Remover — rm

rm remove um arquivo. rm -d remove uma pasta. rm -rf node_modules excluirá recursivamente a pasta node_modules e todos os arquivos/pastas dentro dele. A maioria dos comandos executados em seu terminal são inofensivos. Tenha cuidado com este comando. Os objetos excluídos não são armazenados na Lixeira e não há como desfazer!

7. Abrir - open

open abrirá um arquivo usando o programa padrão para esse tipo de arquivo. open index.html iniciará seu navegador padrão com a página html na barra de URL. open README.md abrirá seu editor de markdown padrão.

Localizações importantes

Se você estiver em um Mac, alguns locais têm uma "abreviação".

/ é uma abreviação para sua pasta raiz. ~ é uma abreviação para sua pasta de usuários. . é uma abreviação para sua pasta atual.

Você pode alterar a pasta de qualquer local para o diretório do usuário (cd ~) ou para raiz (cd /) usando esses comandos abreviados. Além disso, o cd sem um local fornecido o moverá para a pasta do usuário.

Você pode usar uma ferramenta como bashmarks para salvar e visitar diretórios visitados com frequencia.

Digitar nomes de locais longos fica cansativo. Além da abreviação, você pode preencher automaticamente os locais usando o tab.

Prompts e comandos personalizados

Por padrão, seu Terminal inclui informações do computador e do usuário no prompt.

Rychillie-MacBook:Documentos rychillie$

É comum removê-lo e substituí-lo pelo local atual seguido por um sinal $.

Documentos $

Para fazer isso, precisamos editar um arquivo .bash_profile (.zprofile se você estiver executando o MacOS Catalina) que ira nos permitir personalizar ainda mais nosso terminal no futuro. O arquivo .bash_profile está localizado no diretório raiz ~. Se você executar ls e não o vêr, é porque é um arquivo dot. Os arquivos dot estão ocultos por padrão, mas podemos vê-los se adicionarmos parâmetros ao nosso comando ls.

Parâmetros para comandos de terminal geralmente são passados após um -(traço). Por exemplo o ls -alhG mostra todos os arquivos (incluindo arquivos que inciam com ponto) em um formato mais fácil de ver, com tamanho de arquivo e pastas coloridas.

É assim que o ls normal se parece.

Lista

E assim vemos com parametros adicionais.

Lista Formatada

Se você não vir um .bash_profile em seu diretório inicial, precisará criá-lo.

touch .bash_profile

Uma vez que você tenha o arquivo, você pode abri-lo em um editor de texto.

code .bash_profile

Depois que o arquivo for aberto, você poderá adicionar a seguinte string para substituir o "prompt cruft"(nome do computador, local e usuário) pelo local e um sinal de dinheiro $.

export PS1="\W \$ "

Além disso, em vez de lembrar todos os parâmetros para ls -alhG, você pode adicionar um "alias"(uma alternativa) para que ls o use por padrão.

alias ls="ls -alhG"

Salve o arquivo .bash_profile, execute o comando source ~/.bash_profile e reinicie o terminal para começar a usar as novas configurações.

Você pode criar aliases(alternativas) para todos os comandos que costuma usar. Eu criei aliases diversas coisas. Aqui está alguns "aliases" do meu .bash_profile para você se inspirar.

export PS1="\W \$ "
alias ls="ls -alhG"

# NPM
alias ns="npm start"

# ReactJS
alias cra="create-react-app"

# Git
alias g="git"
alias gs="git status"
alias gc="git commit -m"
alias gp="git push"
alias gd="git diff"

O Poder das Ferramentas

Além dos comandos básicos do shell, há uma série de ferramentas poderosas que permitem que você faça mais em seu terminal. Listei alguns abaixo. Cada um leva tempo para aprender. Cada um tem algo valioso a oferecer.

  • git para controle de versão e colaboração.
  • npm ou yarn para instalação e controle de versão de pacotes Node.
  • homebrew para instalação de programas e aplicativos.
  • ssh para conexão com servidores.
  • vim para editar arquivos via terminal.
  • create-react-app para criar aplicativos react

sudo aprender é um processo contínuo

O terminal é um aplicativo poderoso, mas não precisa ser intimidador. Se você tiver dúvidas sobre como usar o terminal ou apenas desejar alguma orientação para configuração, entre em contato comigo. Eu ficaria feliz em ajudar. Além disso tenho um curso no qual vamos abordar o assunto de forma mais detalhada diversas vezes, assim você poderá praticar e aprender mais sobre o assunto.

Aprenda com o Mestre você também

Mestre é o um espaço para todas as nossas ideias. Eventualmente, ele terá centenas de vídeos premium e uma comunidade próspera, mas agora é o começo!

Obtenha acesso total a todo o nosso conteúdo de vídeo premium, atualizado mensalmente.

R$ 30/por mês

Acompanhe todo conteúdo